Qualidade, não quantidade

São vários - a Deus graças - os filmes que contam a vida de grandes personalidades e de grandes atitudes de vários homens da Igreja que foram e são exemplos de vida e perseverança na fé e na vocação que receberam. A mim, estes testemunhos são muito marcantes e emocionam-me sempre...

Existem alguns filmes que eu gosto de ver e de rever, ainda que sejam dolorosos porque se baseiam em factos reais e dramáticos da nossa história.

Assim, filmes como o "Baptismo de Sangue"(Martírio de um frade dominicano do Brasil), "Bajo un manto de estrellas" (Mártires dominicanos da Guerra Civil espanhola), "Dos homens e dos deuses" (martírio dos monges cistercienses), "A missão" (martírio dos Jesuítas entre os índios) ou o mais recente filme "Silêncio" (também sobre as missões jesuiticas) são alguns dos que me tocaram bastante.

Estão quase todos disponíveis no YouTube, por isso é fácil de os ver... Se tiverem oportunidade, façam-no!

Ainda que dolorosos, são testemunhos de irmãos na fé que, diante da dificuldade, se mantiveram fiéis... e de que maneira!


Ontem, um missionário da Consolata, enviou-me um e-mail sobre um ateu que, ao ver o filme "A missão", se converteu ao catolicismo e hoje é missionário na Amazónia. E dizia ele: "não podia continuar a negar um Deus que inspirou naquela gente a confiança de rezar até ao último segundo da sua vida" e mais à frente: "como podia continuar a negar o amor de Deus? Desde que me converti nunca me senti tão amado e percebi que este amor tinha de ser partilhado. Então pedi a um missionário que me levasse com ele".

Diz um ditado que "há dois momentos em que se vêem os amigos: os momentos alegres e os momentos difíceis; nos alegres vê-se a quantidade e nos difíceis a qualidade".

Procuremos dar testemunho (martírio) da nossa fé e que estes exemplos sejam para nós a força para não sermos amigos de Jesus em quantidade, mas em qualidade...

Pax Christi!

Comentários