Visita Canónica

Como é sabido - quem acompanha a minha página de Facebook saberá melhor - o Mestre da Ordem encontra-se entre nós a realizar a Visita Canónica à Província Portuguesa da Ordem de S. Domingos.

É a minha primeira vez na visita do Mestre à nossa Província e ao nosso convento, visto que em 2013, a sua última visita, eu ainda não estava na Ordem.


Apesar de ter chegado no domingo à noite, ontem foi o dia mais 'solene' da sua visita. Entre reuniões com o Conselho de Formação, com os Noviços e com a Comunidade, o momento mais alto foi o do lançamento do Selo Comemorativo dos 800 anos da Ordem dos Pregadores, pelos CTT e a Eucaristia com a Família Dominicana.

Durante a sessão, o Prior Provincial agradeceu a presença da Família Dominicana, do Mestre da Ordem e do Presidente dos CTT.

Já o Presidente dos CTT, evocou a figura do frei Raúl Rolo e frisou o apoio deste irmão aos CTT, sobretudo da parte histórica, dizendo: "Os dominicanos sempre foram uma grande ajuda para os Correios, sobretudo o frei Raúl Rolo que, para nós era como que uma Enciclopédia da história que podíamos folhear e disfrutar" e, depois, com muito humor, explicou a criação dos selos e o sentido da cerimónia que se realizou a seguir.

Na celebração eucarística, presidida pelo Provincial e pregada pelo Mestre da Ordem, este último frisou a importância de "ajustar o nosso mundo a Deus", como prioridade da vida dominicana nos nossos tempos.

Num clima de grande proximidade e fraternidade recebemos o frei Bruno Cadoré e neste espírito hoje nos despedimos, esperando o seu regresso e a sua visita.

"Oh! Como é bom e agradável viverem os irmãos em harmonia!" (SL. 133) é o que me vem ao pensamento...

Pax Christi!

Comentários