Recordações do Serviço

Como aqui já foi dito, este ano pediram-me para orientar algumas das Celebrações da Palavra de um Colégio aqui de Lisboa. 

No dia da minha instituição no ministério de Leitor, o Provincial dizia que este ministério era verdadeiramente dominicano: «obriga-te a ler a Escritura e a explicá-la». Foi. portanto, o desempenhar um ministério ou serviço à Igreja e ao Povo de Deus.

Confesso que, ao início, embora tenha aceite, havia da minha parte algum receio: é algo novo para mim, não tinha experiência, nunca tinha pregado a crianças e jovens e, por isso, não estava muito à vontade com tal actividade. 

Mas lá fui, na certeza de que, mais cedo ou mais tarde, se não gostassem do que estava a fazer, alguém me iria orientar ou então dizer que não valia a pena continuar, porque não produzia qualquer efeito naquele desafiante auditório. 

Mas bem, comecei esta tarefa e as coisas foram-se desenvolvendo e fui-me sentindo cada vez mais à vontade: por um lado, aquele belo trabalho de preparação que os alunos tinham favorecia e ajudava-me na celebração e, por outro, aquela partilha franca, honesta, sincera e interessante começaram a criar em mim um «à vontade» que originou uma evolução, já que a primeira celebração durou 30 min e agora estavam já a durar 1 hora. Houve ali uma evolução, tanto da minha parte (falava mais), quer da deles (partilhavam mais). 

O receio de falar em público - e era um público exigente - foi-se desvanecendo e deu lugar a uma explicação da Palavra de Deus e à partilha da vida ali celebrada. Cresci e eles cresceram comigo... e isso é um bom sentimento. 

Porém, ontem terminou a este serviço e dele recolhi grandes ensinamentos, muitos deles vindos dos próprios alunos que sempre demonstraram ter uma grande espiritualidade e que me tocaram em alguns momentos: desde os textos às partilhas, desde as celebrações aos lanches... uma verdadeira partilha da vida!

Hoje, terminado este trabalho, arrumo as recordações daquelas belas celebrações numa caixa, cheia de significado para mim e para eles. 

Foi bom, foi belo e simples... assim deve ser a nossa vida! 

Desafio aceite, cumprido... espero voltar a fazer esta experiência!

Comentários