A 'Desgraçada' e a 'cheia de Graça'
Do sermão de Santo António de Lisboa sobre a Anunciação
Aqui [na Anunciação] é colocada em evidência a solidão da alma que mora em si mesma, lendo no livro da própria miséria e à procura da doçura divina: por isso ela merece ouvir dizer: “Ave!”.
O nome de Eva que quer dizer “Ai” ou
desgraça. Lido ao contrário fica Ave. A alma que se encontra no pecado mortal é
Eva, ou seja, “ai” e desgraça, mas se ela se converte à penitência e ouve
dizer-lhe Ave, quer dizer “sem ai”. “Cheia de graça”.
Anunciação, obra da escola do Mestre da Lourinhã |
Quem derrama ainda alguma
coisa numa vasilha cheia perde tudo aquilo que nela coloca. Assim também na
alma, se ela for cheia de graça, não pode entrar nela o lixo do pecado. A
graça penetra todos os espaços e não deixa nenhum pedacinho vazio em que possa
entrar e ficar aquilo que lhe é contrário. Quem tudo compra, tudo quer possuir.
E a alma é tão grande que ninguém pode preenchê-la a não ser somente Deus que,
como diz São João, “é infinitamente maior que o nosso coração e conhece todas
as coisas” (1Jo 3,20).
Uma vasilha bem cheia derrama em todas as partes. Da
plenitude da alma recebem todos os sentidos porque, como diz o profeta Isaías,
“será de sábado a sábado” (66), quer dizer, da paz interior virá a paz dos
sentidos e dos membros.
“O Senhor é contigo”. Ao contrário, lemos no Êxodo:
“Não irei contigo, porque tu és um povo de dura cerviz” (33,3), isto é,
desobediente e soberbo. É como se dissesse: “Eu iria contigo se fosses
humilde!” Por isso ao humilde ele promete: “Tu és o meu servo: mesmo que
tiveres que atravessar as águas eu estarei contigo e os rios não te
submergirão. Se tiveres que atravessar o fogo, não te queimarás, a chama não
poderá queimar-te” (Is 43,2).
Nas águas é simbolizada a sugestão do diabo, nos
rios a gula e a luxúria; no fogo, o dinheiro e a abundância das coisas
materiais; na chama, a vanglória. O servo, isto é, a pessoa humilde com quem
está o Senhor, passa ileso através das sugestões do diabo, porque nem a gula
nem a luxúria o cobrem. Quem está com a cabeça totalmente coberta não pode ver,
cheirar, falar e ouvir distintamente. Assim, também quem estiver totalmente
coberto pela gula e pela luxúria fica privado da faculdade de contemplar,
discernir, reconhecer o seu pecado e obedecer. O humilde, mesmo que caminhe
através do fogo das coisas temporais, não se queima com a avareza ou com a
vanglória.
Pax Christi!
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