Laudare, Benedicere, Praedicare

Caro leitor,

Faz hoje 800 anos - tanto tempo - que o Papa Honorio III aprovou aquilo que já existia, isto é, oficializou o que o Bispo Fulco de Toulouse já tinha autorizado: os irmãos Pregadores.

Por meio da Bula Religiosam Vita (Aqui, em espanhol ), foram aprovadas as constituições e a existência desta Ordem dos Frades Pregadores, que hoje conhecemos por Dominicanos, à qual tenho a alegria de pertencer.

Pois é, oitocentos anos... Muita vida, muita história,  muitos contextos, muitos personagens, muitos sítios mas uma só pregação: Jesus Cristo e a graça e misericórdia que d'Ele procede.

Se cometemos erros? Quem não comete!?
Não se pode julgar o passado, mas viver no e do presente...

Oitocentos anos passados e tanto bem feito (defesa dos Direitos Humanos, Evangelização, Justiça e Paz...), mas conscientes de que a Missão da Ordem não se fica pelo passado, mas vive no hoje da história comigo, com os irmãos, com as monjas, com os leigos e irmãs de vida activa. Somos hoje os protagonistas desta aventura que leva já 800 anos...

Que este dia de Jubileu seja uma oportunidade para a renovação da Ordem em vista a pregar o Evangelho da Graça, ou melhor, o próprio Cristo.

Peçamos a intercessão de S. Domingos, nosso pai, bem como a de tantos irmãos e irmãs que já contemplam o rosto de Deus, para que continuemos a ser Pregadores da Verdade no nosso Mundo.

E pergunto: e tu, já pensaste em fazer parte deSta aventura?

Pax Christi!

(Na imagem: foto da Peregrinação dos Estudantes OP, Julho, na Basilica de São Pedro, em Roma. Frades da China, Cuba, Bolivia, Brasil, Portugal, Venezuela, Itália e Perú)

Comentários