Crónica de um dia jubilar

Para além das crónicas do convento, também eu tenho um livro de crónicas pessoais, onde vou escrevendo o que vai acontecendo no meu dia-a-dia, creio não ser bem um diário, já que não o faço todos os dias. 

Ontem, antes de ir dormir, escrevi a crónica do dia do Jubileu da Ordem que, na simplicidade, partilho:

Dia 22 de Dezembro - Jubileu da Ordem dos Pregadores

Casa de Pedro Seilán, em Toulouse
Eu estou na janela do lado esquerdo
Hoje foi, sem dúvida, um dia com um sabor diferente. foi um dia jubilar, isto é, de alegria. 


Começou o dia normal, com o meu levantar, hoje às 7h00 por ser dia de festa, para preparar o pequeno-almoço, arranjar-me e vestir o hábito para ir para Laudes... quotidianices!!!

Costumo oferecer o dia a Deus e peço-lhe que ilumine os meus passos me guie, durante o dia, para que cumpra a Sua vontade e não a minha; mas a de hoje foi diferente e escrevo-a aqui:

Deus, Pai da Graça e Misericórdia, 
neste dia, peço-te por toda a Ordem dos Pregadores, 
pelo Mestre da Ordem, pelos irmãos, irmãs monjas e leigos comprometidos 
com esta bela maneira de viver o Evangelho. 
Abraça-os, ó Pai, para que, sentindo o teu abraço, 
possam continuar a anunciar ao Mundo o Evangelho que salva
que é Jesus Cristo, nosso Senhor.

Lá rezamos Laudes, mais solenizadas e com esta especial intenção e depois, como de costume, tomamos o pequeno-almoço.

O padre Mestre pediu-me que fosse encomendar o bolo de aniversário e lá fui à pastelaria ao fundo da rua. Foi interessante o diálogo com o pasteleiro:

- Bom dia! Venho encomendar um bolo de aniversário! Rectangular, para 15 pessoas...
- Muito bem... e qual a idade do aniversariante?
- 800 anos!
- Só pode estar a brincar, certo?
- Não, falo a sério! É uma Ordem Religiosa que faz anos...
- Ah! Assim já está mais claro. Então, venha buscá-lo por volta das 17 horas.

Aproveitei para ir à Baixa e comprar um livro para oferecer. Lá procurei o que queria, encontrei um amigo, fomos tomar café e comer o tradicional pastel de nata. Tipicamente lisboeta!

Regresso ao Convento, almoço com os freis, rezamos e fui ler a Bula fundacional e algumas notícias que saíram em sites dominicanos, por ocasião do Jubileu. 

Depois disto, fui buscar o bolo. Mais um diálogo com o pasteleiro:

- Então, vem buscar o bolinho? Mas olhe, saiu agora do forno, vamos montá-lo, tem de esperar uns 10 minutos. 
Passado um bocado, veio à mesa onde estava sentado:
- Então diz-me que é uma instituição religiosa? 
- Sim, é uma Ordem Religiosa e hoje celebramos 800 anos desde que foi aprovada!
- Então vou fazer uma decoração religiosa no bolo e com letra antiga, já que são 800 anos!
- Parece-me bem!
Passados uns minutos, ali vem o bolo! 
- Então, gosta?
- Por mim está bom, até parece um rosário! 
- Olhe, era isso que eu queria, mas não consegui fazer as contas!

Paguei e regressei ao Convento...

Mais tarde fui ajudar o padre Mestre na cozinha, a preparar as entradas para o jantar, que foi mais festivo, mas simples.

Enquanto estava a preparar as entradas, o frei que lá estava disse a outro: «O fr. José Manuel já pregou hoje. Já pregou ao senhor da pastelaria, que já sabe que hoje há uma ordem a comemorar 800 anos!» De facto, toda a nossa vida é pregação, até fora do púlpito!!! 

Bem, o jantar correu bem, uma ementa agradável, na companhia dos irmãos que o Senhor me concedeu, em ambiente fraterno e acolhedor. 

Depois do jantar, lá fomos até à sala da Comunidade e aí cantamos e partilhamos o bolo de aniversário que, verdade seja dita, estava muito bom!

Seguidamente fomos rezar completas...

Agora aqui estou, a escrever estas linhas sobre um dia Jubilar. Não é todos os dias que celebramos 800 anos de existência e, seguramente, não chegarei aos 900 anos. Quem sabe, nos 900 anos algum irmão escreva outra crónica!!! 

Que Deus guarde a Ordem dos Pregadores!

Retirei algumas partes que são mais pessoais ou que tinham nomes de pessoas e irmãos, mas está quase integral. 

Foi ontem, mas hoje continua esta alegria de pertencer a esta grande família.

Pax Christi!

Comentários