A Síndrome da Não-Presença

«Every knee shall bow», de J. Richards
Na verdade, João baptizou com água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». 
Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» 
Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; 
mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». 
Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. 
E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram:

«Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu». 

Quando estava a ler este texto, surgiram-me algumas perguntas:
O que passou pela cabeça dos discípulos naquele momento?
Quais os sentimentos que sentiram?

Jesus morre, ressuscita e aparece-lhes. Num momento de grande tristeza, como foi a morte de Jesus, os discípulos isolam-se, refugiam-se, perdem o ânimo e Jesus vem, de novo, dá-lhes esperança. E agora, volta para o Céu? 
Outra vez, Senhor? Vais deixar-nos outra vez? Vamos ficar orfãos, outra vez? Mas como? 

Estas talvez fossem as questões que assaltaram a cabeça dos discípulos. Foram assaltados pela Síndrome da Não-Presença, esta síndrome do sentimento de ausência de Jesus, de se sentirem, de novo, abandonados e sós. Mas reparem: eu disse «sentirem» abandonados e não «estarem» abandonados. Nós podemos sentir que Deus não está presente, mas Deus não se afasta daqueles que ama. 

Como podemos pensar que ele se afasta, se ausenta, se dilui na imensidão dos Céus? Não... 

Ele foi para o Céu e queremos maior e poderoso intercessor junto de Deus?

Aprendamos que o antídoto para a Síndrome é o próprio Cristo que não se afasta, mas que respeita a nossa liberdade e nos acompanha, nem que seja de longe, como aquele pai que deixa o seu filho dar os primeiros passos, mas sempre de olho para ver se alguma coisa lhe acontece. 

Ascender não significa afastar-se, mas estar presente de outro modo...

Que Ele, junto de Deus Pai, interceda por nós e nos faça sentir a Sua presença e o Seu olhar...

E nós? Continuamos a olhar para o Céu? Procuremo-l'O na Terra, procuremo-l'O nos mais pobres, nos mais necessitados, nos mais simples... 

Hoje, segundo me explicaram, começou a peregrinação para os peregrinos que se dirigem a Fátima, pelos menos os da zona de Lisboa. A todos, uma boa peregrinação...
Hoje, para mim, também, é um dia de alegria. A minha família cresceu! Nasceu, hoje, a minha prima (em segundo grau), a pequena Caetana. Que o Senhor a abençoe. 

Bom domingo!

Comentários