Fragrâncias...

«Logo que se levantou a laje começou a exalar-se através do pequeno orifício da parte superior um maravilhoso perfume, cuja fragrância deixou a todos os presentes pasmados, pois não sabiam a sua origem. Mandaram levantar a tampa do caixão e, no mesmo momento, deu a impressão de se ter aberto uma dispensa de perfumes, um paraíso de aromas, um jardim de rosas, um campo de açucenas e violetas, uma suavidade que superava a de todas as flores»
Beato Jordão da Saxónia

Para além da chuva que se faz sentir aqui por Lisboa, a Primavera está no seu auge e eu que o diga, pois as alergias já se fazem sentir por cá. Aqui há dias quando estava a ir para a Universidade passei por um sítio onde notei uma suave e agradável fragância. Eram de umas flores de cor lilás. E que bonitas eram... 

Hoje, quando passei por elas já não senti aquele aroma, talvez por causa da chuva. Porém, hoje fazia sentido cheirar aquelas maravilhosas flores. E porquê?

Túmulo de São Domingos, em Bolonha,
com a colaboração de grandes mestres italianos
Nós, os dominicanos, celebramos a famosa transladação de São Domingos, associada a uma legenda que o famoso Beato Jordão da Saxónia eternizou no seu opúsculo sobre a Ordem dos Pregadores, que faz parte da colecção «Fontes Dominicanas».

Como sabemos - ou não! - quando São Domingos morreu em Bolonha, pediu que fosse sepultado no coro da igreja do Convento, ao pés dos seus irmãos. E assim foi... 

O Papa que foi amigo de São Domingos, pediu aos frades que o transladassem para um lugar mais digno e de fácil visita para que os populares, que tinham grande devoção, pudessem venerar aquelas relíquias do 'homem evangélico'. O texto que acima publiquei, a negrito, retirado do tal opúsculo (Texto Completo), conta o que ali se viveu e experimentou. 

De facto, ao lermos as fontes dominicanas, damo-nos conta de que São Domingos era um homem de virtude e de grande santidade, vivendo uma vida austera e humilde que cativava pela sua simplicidade. E, mesmo depois da morte, Frei Domingos, continuava nesta santidade e continuava a confirmar a Palavra de Deus que diz: 

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?
Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
(II Cor. 2, 14 - 17)

Que o Senhor nos conceda, por intercessão de São Domingos, nosso pai, sermos capaz de exalar o bom odor de Cristo, esta suave fragrância que brota da vida em Cristo. Que ele, tal como prometeu, nos seja «mais útil no Céu», como poderoso intercessor junto de Deus.

A toda a Ordem dos Pregadores e Família Dominicana, um santo dia do nosso pai São Domingos!

Sancti patris Dominici, ora pro nobis!

Pax Christi!

*****
(Não há valor institucional nas palavras que se seguem, apenas a minha experiência)

Mas não poderia deixar de escrever sobre um outro assunto: a João13! 

A Associação João13, que presta serviços a pessoas carenciadas, nomeadamente os sem-abrigo da cidade de Lisboa, vai hoje fechar. Infelizmente...

Estive no primeiro dia em que abriu portas no Centro Social e estarei no encerramento das mesmas portas. Foram sete meses de partilha, de trabalho, de esforço por parte de todos os que colaboraram. E como há alegria em dar-se... Oh, se há!

Sete meses em que ouvimos, choramos, sofremos, rimos, demos dignidade àqueles que nos procuraram. E recompensa? «O Pai que vê no segredo», nos dará a recompensa! 

Uma das perguntas - que me emocionou - foi: «o que vai ser de mim agora? Não podem fechar!». Não consegui dar resposta! Logo a seguir veio a resposta, de um outro amigo nosso: «Vocês são fantásticos; Deus vos pague!». Eu diria mais, Deus nos ajude!

Mas bem, fecha ali, mas não acaba... estaremos sempre disponíveis para pôr em prática o Evangelho! 

Comentários