Frente, meio ou atrás?

«Naquele tempo, Jesus e os discípulos subiam a caminho de Jerusalém. Jesus ia à sua frente. Os discípulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo.»


'The good shepard', de J. Richards
Hoje, quando comecei a ler os textos da Missa lembrei-me de uma publicação que fiz já faz algum tempo sobre o servir e não ser servido, por isso não queria repetir.

De modo que, reflectirei sobre o trecho que acima publiquei e que me parece, também, importante. 

Aqui há tempos li um texto do Papa Francisco (Discurso completo) que falava sobre a imagem do Pastor. Ora, Jesus, neste trecho, assume a figura do Pastor que o Papa apresenta:

1.  Apascentar o rebanho.
2. Caminhar com o rebanho.
3. Permanecer com o rebanho.

Três pontos muito simples, mas que se complementam e são fáceis de entender. 

Os discípulos iam a caminho de Jerusalém e com medo do que lá poderia suceder: e com razão!!! Afinal, Jesus estava a explicar-lhe o que é que lhe iria acontecer e de uma maneira clara e assustadora. 

Mas, talvez importe ver o lado humano disto: qual é o amigo que gostava de saber que um outro ia sofrer? Também os discípulos não queriam ver o seu Mestre e Amigo a sofrer tais crueldades. 

Nós, como ovelhas e como pastores temos de saber guardar o rebanho. Como pastores, cuidar, caminhar, apascentar e permanecer com o rebanho; como ovelhas, é nossa obrigação cuidar uns dos outros. 

Jesus, como o Bom Pastor, umas vezes vai à frente, quando nos sente com medo; outras, vai no meio de nós, ajudando-nos na caminhada e alentando-nos; outras, vai atrás, cuidando para que nenhuma fique para trás ou se perca. É este o grande modelo de pastor e que vemos bem claro na pessoa de Jesus Cristo. 

Que o Senhor nos dê a graça de sermos bons servidores do rebanho...

Pax Christi!

*****
Apenas lembrar que, amanhã, é dia do Corpo de Deus. Para além de ser feriado - outra vez -, é dia santo e de guarda. 
Participemos nas celebrações.

Comentários