Praedicatores Praedicantes...

No meio de alguns equívocos, acabei por fazer alguma confusão entre os «Joãos» e que me corrigiram e alertaram - e bem! - que são pessoas completamente diferentes! Tem razão... (relativamente ao 'post' anterior em que tinha confundido João da Cruz com João de Ávila).

Mas, entre João de Ávila, João da Cruz e Santo Antonino há uma coisa em comum: são Pregadores que pregam, ainda que só o último fosse da Ordem dos Pregadores. 

Mas bem, voltando ao São João de Ávila. É este santo que é chamado «Apóstolo de Andaluzia», porque o Arcebispo de Sevilha, maravilhado pela sua eloquência e rigor de vida, pede-lhe que se empenhe a evangelizar aquela região de Espanha. 
O seu rigor de vida e a sua opção pelos pobres levou-o a ser acusado e preso pela Inquisição Espanhola. 

Já quando se fala de Santo Antonino de Florença (OP), fala-se de um homem com uma grande sabedoria, grande eloquência e grande amor aos pobres. Em vários escritos sobre a sua vida, é de ressaltar um aspecto que me fascinou, talvez pelo exemplo do nosso pai São Domingos. 
Depois de ter sido nomeado arcebispo, continuava a ser um homem que se desdobrava em cuidados para com os mais necessitados, vendendo, muitas vezes, móveis, animais e jóias para ajudar os pobres. Era um homem com uma vida muito austera e rigorosa, não gostava de grandes luxos.
Diz-se que mandou retirar todas as flores do seu jardim e plantar produtos hortícolas para alimentar os pobres da sua diocese.
Diz, ainda, a sua história que chegou a albergar mais de 600 famílias nas suas propriedades e, em 1448, quando surgiu uma terrível peste, ele mesmo liderava e cuidava dos doentes e nunca ficou doente.

É, de facto, um exemplo da opção preferencial pelos pobres e desprotegidos da sociedade... imitemos tão nobre exemplo.

Bom, em bom latim, poderia dizer-se Praedicatores praedicantes animam viventem, ou seja, Pregadores que pregam aquilo que vivem. Deus nos dê força e ânimo para que os imitemos...

Pax Christi!

Comentários