Beata (Santa) Joana Princesa, OP

Hoje, a Ordem dos Pregadores celebra a memória da Beata Joana de Portugal, comummente Santa Joana Princesa. 

Quem foi Santa Joana?
Joana era filha do Rei D. Afonso V de Portugal e nasceu em 1452. Viveu na corte e rejeitou várias propostas de casamento. Durante as ausências do seu pai, foi, várias vezes, regente do reino. 

Tinha uma grande devoção à Paixão de Cristo (por isso é quase sempre representada com um crucifixo na mão). Por amor a Cristo, vivia uma vida austera e humilde, mesmo sendo a princesa herdeira do Trono lusitano. Os seus sacrifícios eram sempre a favor dos pobres e necessitados, tratando-os com grande bondade e misericórdia. 

Superada a oposição familiar em se tornar religiosa, entra para um mosteiro dominicano, em Aveiro, no dia 4 de Agosto de 1472. Despojando-se da coroa e das regalias reais, viveu nesse mosteiro, cerca de 18 anos. A sua vida pauta-se pela humildade e pela penitência em grandes sacrifícios pela conversão dos pecadores e pela libertação dos cristãos cativos e perseguidos, em África. 

Morreu, santamente, a 12 de Maio de 1490. O Papa Inocêncio XII, em 1692, confirmou o seu culto e beatificou-a. Contudo, a grande devoção que o povo aveirense nutre por ela, intitulando-a «Santa», mesmo que não tenha sido beatificada. O seu culto espalhou-se pelo País e foi declarada protectora do mesmo.

Onde encontrar as suas relíquias?
O seu corpo repousa no mosteiro em que viveu, hoje o Museu Cidade de Aveiro, junto à Sé (antigo convento dominicano masculino). Pode-se visitar tal convento, bem como os seus espaços. 
É de destacar a sala capitular, o coro-baixo (onde se encontra o seu túmulo), a Igreja preciosamente ornamentada e o coro-alto, bem como as capelas contíguas ao coro-alto. 
Hoje, também, podem-se visitar, em regime de museu, outros espaços, nomeadamente a câmara/cela onde permaneceu e viveu Santa Joana e, ainda, a belíssima colecção de quadros e obras.
Aconselho...

Oração (do rito dominicano)
Deus de infinita bondade, 
que, entre os prazeres da corte e os atractivos do mundo,
fortaleceste a bem-aventurada Joana de Portugal com a virtude da constância, 
fazei que os vossos fiéis, superando a sedução dos bens terrenos,
aspirem sempre aos bens celestes.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, 
na unidade do Espírito Santo. Amén.

A todas as irmãs dominicanas de vida contemplativa, a nossa oração e estima. À Igreja de Aveiro, as maiores felicidades no dia da sua padroeira.

Pax Christi!


Fonte: Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores (Coord. fr. José Filipe Rodrigues, op), Santos e celebrações da Ordem dos Pregadores. Fátima: Editorial Apostolado do Rosário, 2013.

Comentários