Amizade: fidelidade e acolhimento

É melhor ter companhia do que estar sozinho,
porque maior é a recompensa do trabalho
de duas pessoas. 
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
e não tem quem o ajude a levantar-se!
Eclesiastes 4, 9-10

É muito difícil ser amigo de uma pessoa... é mais fácil ser colega, é mais fácil ser conhecido e, hoje em dia, é mais fácil ser «amigo» no facebook do que amigo daqueles que se cruzam todos os dias connosco. 

Hoje, ao falar com um companheiro de turma, acabamos por falar nisto... no valor de uma boa amizade! Dizia ele que, apesar de conviver com tanta gente, às vezes sentia-se só! Achei estranho porque até é uma pessoa sociável, mas enfim...

Na vida necessitamos de relação humana, pois fomos feitos para a relação, desde a família e amigos à vizinha do lado. Temos a necessidade de nos juntar... Não faço ideia - nem quero - do que é uma sociedade sem relações humanas! 

Mas ser amigo é difícil, como dizia, pois ser amigo implica ser fiel e digno de confiança. Dizia um sacerdote amigo que «feliz é o homem que ganha a confiança do seu semelhante». Eu fico feliz de que alguém confie em mim, pois é sinal de que sou digno da confiança daquela pessoa, mesmo que aquilo que nos venham contar seja, muitas vezes, escandaloso, triste, difícil de ouvir... mas ser amigo é saber ver a pessoa como um de nós! 

Todos nós temos as nossas coisas, as nossas infidelidades, as nossas debilidades, os nossos pecados, enfim,,, o nosso passado! Os Evangelhos estão cheios destas pessoas: Pedro que nega a Cristo, a mulher pecadora que se converte, o homem rico que vende o que tem e segue a Jesus! E seremos nós assim tão diferentes destes personagens? 

E o que fazemos nós? Rejeitamos as pessoas que se aproximam? Ou acolhemos e ajudamos a encontrar o seu caminho? Temos consciência que, para muitas pessoas, o simples facto de falar com alguém sobre um ou outro assunto é um grande passo, cheio de coragem? Valorizamos isso, ou nem damos importância a isso?

Na minha vida - curta, é certo - já encontrei de tudo... e já enfrentei também situações de amizades difíceis, mas tenho a noção que fui o mais verdadeiro e honesto com as pessoas e com os meus amigos!!! 

O nosso amor entregue a todos desemboca na amizade simples e pura com os outros, ao ponto daquela frase de Jesus: «Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos» (Jo. 15, 13) e quem diz amigos, diz família, diz irmãos de comunidade... nem sempre é fácil, mas não é impossível!

Que felizes somos quando somos considerados dignos de confiança e chamados de amigos!!!

Para terminar, um frade mais velho disse-me:
«Quando alguém te confiar um segredo mau, não a julgues! Pensa que ela teve de ter uma grande coragem para te contar esse segredo!! Acolhe-a e reza por ela e com ela...»

Que saibamos ser verdadeiros amigos uns dos outros! Que a amizade sincera e verdadeira com o nosso semelhante, seja um sinal do amor de Deus!!! Saibamos ser amigos presentes... mesmo nas dificuldades e quando as palavras se esgotam... e recordemos o dever dos amigos, segundo o que diz S. Paulo: «Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram» (Rom. 12, 15).


Pax Christi,

fr. José Manuel, op



Comentários