Uma proposta...

Hoje, a Igreja celebra a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, aquela que é chamada a "Ecclesia mater omnium ecclesiarum", isto é, a Igreja mãe de todas as igrejas. 

É assim denominada porque até ao século XVI era a residência oficial do Papa. Ainda hoje, quando um Papa é eleito vai a esta vela Igreja tomar posse, porque aí está a Cátedra Papal.

Mas celebrar esta Festa é recordar a importância da Igreja, que não só são os edifícios, mas sobretudo os irmãos, as tais pedras vivas... que é cada um de nós!

As pedras suportam a estrutura, suportam as paredes e é à sua sombra que podemos celebrar a fé. Também nós temos de ser pedras: pedras que suportam os irmãos, pedras que sustentam um edifício, a Igreja. 

Que a nossa função na Igreja seja a de uma pedra que sirva de sustento e de suporte a tantos irmãos nossos...

Permitam-me um anúncio:
Aproxima-se o Advento e o Natal, tempo de meditação do mistério de Cristo Encarnado. A pedido de várias pessoas que me vão escrevendo por e-mail - e que eu agradeço! -, vou tentar todos os dias escrever uma pequena meditação sobre as leituras do dia deste tempo. Aqui deixo a mensagem que me enviaram, ontem.

«Querido frei José Manuel,
somos um grupo de paroquianos da Paróquia X, interessados em descobrir a fé e aprofundá-la cada vez mais. Mas falta-nos alguma coisa. Faltam-nos alguns subsídios que nos ajudem a refletir nos nossos encontros e em nossas casas. 
Descobrimos este seu blog há pouco tempo e gostamos bastante do que escreve. Põe em relevo várias ideias de uma forma simples e clara, o que nos tem ajudado.
Por isso queremos pedir-lhe que, à imagem do que fez no facebook no tempo da Quaresma, faça-o por aqui para que, através das nossas casas e famílias podermos reflectir sobre os textos bíblicos dos dias quotidianos do Advento. 
Agradecemos a sua disponibilidade de resposta e confirmamos a nossa oração por si.
Saudações amigas,
António Ramos, coordenador do grupo»

O meu espanto foi grande, mas fico feliz de que a minha partilha possa ajudar a meditar a fé! Tentarei dar o meu melhor!
Pax Christi,
fr. José Manuel, op

Comentários