Angelus

«O coração tem razões que a Razão desconhece»
 (Blaise Pascal)

A frase de Pascal, tantas vezes utilizade pelos namorados, pensando que se trata do coração sentimental, mas o coração de que fala Pascal é o coração racional do Homem, a sua alma e o seu espírito.

Neste sentido, nós procuramos muitas vezes razões, pela Razão, para entender o mistério. Dizia um bispo que era professor de Mistério de Deus aos seus alunos: «Terminamos o semestre, vocês entenderam alguma coisa disto?», os alunos olharam para ele e acenaram com a cabeça que não. Ele rematou: «Ainda bem que não entenderam, é sinal que expliquei bem».

O erro da humanidade é querer explicar por meios humanos aquilo que é transcendente, que vai para além da nossa Razão. A Deus não se chega pela matemática, pela lógica, pela geometria, pela mecânica... a Deus chega-se pela Fé!!! Dizia um amigo meu que é médico: «Cheguei ao momento em que não pude mais explicar os porquês de Deus, então disse «Eu Creio».

Estamos a terminar um ano litúrgico e a iniciar outro, com o tempo do Advento, tempo em que meditamos e contemplamos o mistério salvífico da Encarnação de Cristo. Não nos perguntemos o porquê de Cristo ter encarnado, ter vindo ao Mundo, mas exultemos de alegria porque assim foi... 
Com isto não quero dizer que a nossa curiosidade nestas coisas tenha de ser abafada ou calada, mas é altura de ir mais além das razões ou das provas! É tempo de nos adentrarmos no mistério, de o contemplarmos e de com ele rezarmos.
 
«Hora do Angelus», de Jean- François Millet
Por isso, ao aproximar-se este tempo do Advento, convido-vos a rezarem todos os dias a Oração do Anjo. Há muitas tradições para esta oração. Uns dizem que se deve rezar de manhã, outros ao meio dia, outros antes das refeições, outros à noite... Mas o importante é rezarmos, independentemente do momento do dia. Contudo, eu pessoalmente gosto de rezar pelo meio-dia ou ao fim da tarde (18h30, que é quando termino o período de trabalho da tarde).
Na minha terra havia o costume das Trindades, no qual os sinos tocavam e o povo rezava. Tocavam, por isso, às 6h, 12h e 18h. Ainda hoje, lá para as minhas terras ainda se conserva esta tradição, ainda que muita gente não saiba o que significa e até ache irritativo o toque dos sinos àquelas horas, mas enfim...
Embora, hoje, não se dê importância a isto, ainda há uma emissora de rádio que todos os dias, pelas 12h, interrompe a emissão para rezar o Angelus. Digo o nome, salvando, porém, a publicidade: Rádio Renascença.
 
O nome «Angelus», vem do Latim, das primeiras palavras da oração «Angelus Domini», isto é, o Anjo do Senhor». Reflete o diálogo que o Anjo Gabriel teve com Maria, princípio da Encarnação de Jesus Cristo (cfr. Lc. 1, 26 - 38). 

Aqui deixo a oração:
 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén.
 
«Anunciação», de FrAngélico
V/ O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
R/ E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria...

V/ Eis a escrava do Senhor.
R/ Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.

Ave Maria...

V/ E o Verbo se fez Carne,
R/ E habitou entre nós.

Ave Maria...
 
V/ Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

R/ Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo.

Oremos:  Infundi, Senhor, em nossas almas a Vossa graça, para que nós, que conhecemos, pela Anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, cheguemos, por sua Paixão e morte na cruz, à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo... (3 vezes)
 
Sejamos capazes de nos abeirar do mistério...




 

Comentários