Laudare, Benedicere, Praedicare

A Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, iniciou ontem o seu Jubileu, comemorando os 800 anos da aprovação da Ordem pelo Papa Honório III.

Então ontem, a nosso província, unida a toda a Ordem, deu inicio às comemorações do Jubileu, no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima. O tempo esteve a nosso favor e tudo correu bastante bem.

Mas celebrar o Jubileu da Ordem significa voltar as fontes, àquele momento em que S. Domingos enviou os irmãos a pregar. É para nós motivo de sermos enviados pelo mundo fora a Pregar este Evangelho da Paz, que é Cristo.

Louvar, Bendizer e Pregar não se faz só do púlpito mas, sobretudo, através do dia-a-dia, do quotidiano.

Pregar significa dar testemunho do evangelho de Cristo no mundo e quantas formas há para o fazer.

Hoje, da parte da tarde, visitaram-me uns amigos que vivem aqui por Lisboa. Foi um momento interessante... já não os via há bastante tempo.

Mas, o mais importante é poder ser sinal no meio do mundo da compaixão e da misericórdia de Deus, porque nós mesmos fomos tocados por Ele e pela Sua grande misericórdia.

Depois de visto o convento, convidaram-me para ir tomar um cafezito pela baixa. La fomos... tomamos o cafezito e demos uma volta.

Entretanto, enquanto caminhávamos eu fiquei para trás... e aí todos desse grupinho ficaram muito admirados quando, em plena Rua Augusta, cumprimentei o sr. X (um sem-abrigo que frequenta o espaço da associação João13) e falei tranquilamente com ele, conversa de circunstância... é claro!!! Foi um momento bonito...

O exemplo da viúva do evangelho... dar do que nos faz falta, nem que seja o tempo!!!

Que sejamos capazes de, como S. Domingos, dar tudo o que temos, inclusive o que nos faz falta... pois Deus não tira nada, dá tudo!!!

Feliz dia.
fr. Jose Manuel, op

Comentários