Vigiai em todo o tempo...

«Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».

No primeiro Domingo do Advento e não lemos o relato da Anunciação? Pela lógica deveríamos ler esse relato, pois é ele que inaugura o mistério da Encarnação do Verbo, isto é, do nascimento de Jesus. Quem lê pela primeira vez parece-nos um paradoxo ouvir falar da vinda do Filho do Homem, daquele que vem para julgar, que vem para reinar... parecem-nos coisas do últimos tempos. 

Na verdade, este texto quebra um pouco o ambiente do Advento, mas só num primeiro momento. Como já expliquei no último 'post', celebrar o Advento significa celebrar as três vindas de Cristo. Não só a Sua vinda histórica (Natal), mas também a Sua última vinda (escatológica, no fim dos tempos), mas, sobretudo, a Sua vinda quotidiana às nossas vidas. Pois é isso mesmo que este texto do Evangelho nos recorda, que Ele vem e por isso nos faz a recomendação de estar alerta. 

Jesus é o cumprimento pleno da promessa feita ao Povo de Israel e são várias as vezes que aparece na Escritura referentes a Jesus Cristo como aquele que há-de vir e ser descendente de David. Mas uma das mais bonitas é aquela que fala do Tronco de Jessé (cfr. Isaías 11, 1). Quase que poderíamos fazer um paralelo com o texto da Primeira Leitura, retirado do livro de Jeremias, no qual se lê: «Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para David um rebento de justiça que exercerá o direito e a justiça na terra».
É uma imagem bonita: de um tronco seco (Israel, o Povo de Deus) sai um rebento de justiça e de paz. 

Mas o que nos dizem estes textos hoje?
Nós somos esse ramo seco, cheios de violência, de guerras, de tristezas, de preocupações e Jesus continua a ser esse rebento de justiça e de paz. Apenas não podemos cessar as nossas orações e a nossa espera alegre e atenta. E como? O próprio Evangelho dá-nos a resposta. 

O convite que o Evangelho nos faz é Vigiar e Orar, não deixando que o nosso coração não se endureça, nem se deixe dominar pelos problemas do quotidiano. Estar atento é permanecer com Cristo. 

Que sejamos nós capazes de vigiar e orar para que quando o Senhor vier estejamos preparados para ir ao Seu encontro...

Bom Domingo!

NOTA IMPORTANTE:
Como sabem, mudei de e-mail faz tempos. O antigo era demasiado grande e complicado. Assim sendo, criei outro. Fiz uma cópia deste blog caso, aquando a eliminação definitiva do e-mail acontecer, este blog possa apagar-se. Se isso acontecer - e peço desculpa se suceder - o novo blog será avidadeumfradedominicano.blogspot.com . Agradeço a compreensão, desde já, e, mais uma vez, as minhas desculpas.

Comentários