Coração de Criança

«Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: 
Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.»
(Lucas 10, 21-24)

O Evangelho de hoje é a magnífica Oração de Jesus e fala-nos da Humildade que devemos ter para com as coisas, para com os dons que Deus nos concede. É engraçado perceber que as orações de Jesus são de louvor e não de súplica, exceptuando a famosa oração no Horto das Oliveiras. E as nossas? Há que admitir que são quase sempre de súplica. Mas bom... como diria um frade cá de casa: «As intenções são muitas, mas Deus não se atrapalha».

Ontem vimos, cá no Convento, a conferência dada pelo fr. Angel Escudero, op. Nela ele discursa sobre a importância do Estudo e da Contemplação na Ordem dos Pregadores e dizia: «Se andamos à procura de graus académicos, poderemos ser grandes Mestres de Teologia, mas não seremos frades dominicanos; se andarmos à procura de reconhecimentos, poderemos ser figuras públicas, mas não seremos frades dominicanos. O nosso estudo ajuda-nos a viver em comunidade, a pregar a salvação, mas longe de nós fazer um estudo egocêntrico, centrado no Eu e não na comunidade». E isto só acontece se formos humildes e reconhecer que precisamos dos irmãos...

Ora, não basta saber muito, é preciso levar à prática, é preciso que, com a nossa vida, possamos dar exemplo de que temos o coração humilde de uma criança. Pois Deus não se revela nas coisas complicadas, como as leis da física; Deus revela-se na humildade e na simplicidade. Humildade e simplicidade são duas regras de ouro para alcançar misericórdia.

Mas, este texto evangélico é um anúncio messiânico: aquilo que os profetas e reis do Antigo Testamento desejaram ver com os seus próprios olhos, isto é, o cumprimento da promessa que é Jesus, nós temos ao alcance dos nossos olhos. Jesus está connosco e é uma graça podermos ser aqueles a quem Ele se quis revelar. É uma graça e um dom...

A reflexão que proponho para este dia:

Somos nós suficientemente humildes para reconhecer a graça de Deus na nossa vida?

Que procuramos na nossa vida? Conhecer Jesus, a Verdade, e com humildade apresentá-l'O aos irmãos?

Sabemos acolher a misericórdia de Deus ou endurecemos o nosso coração?

Já agradecemos, hoje, ao Senhor? Ou apenas pedimos? Como é a minha oração?

Esforcemo-nos por ser humildes e ter o coração como de uma criança...

Pax Christi.


Comentários