«Sou Eu que te seguro pela mão»

Hoje vou fazer a reflexão de um modo diferente até porque quero reflectir um pouco sobre a primeira leitura.

«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: 
‘Não temas, Eu venho em teu auxílio’.
Não temas, pobre verme de Jacob, bichinho de Israel. 
Eu venho socorrer-te — oráculo do Senhor—, 
o teu redentor é o Santo de Israel. »

É bela a expressão que Isaías emprega ao pronunciar este oráculo, este oráculo de confiança no Senhor que está sempre connosco e nos dá a mão sempre que nos sentimos inseguros...

Lembro-me de que, quando era mais pequeno, a minha avó levava-me à escola e que me dava sempre a mão. Quando estava triste era a mão da minha avó, forte e enrugada quem me acariciava. Quem nunca sentiu a ternura de ser agarrado pela mãe ou avó? É o mesmo sentimento: Deus é quem segura nas nossas mãos e nos faz caminhar, mesmo com medos e receios. É portanto, uma expressão belíssima...

«Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 
«Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele.
Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 
É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. 
Quem tem ouvidos oiça».  

Ora, o Evangelho de hoje é um apelo à humildade de espírito. Não é por João ter sido o grande percursor de Jesus que merece estar no trono ao lado de Jesus. A tentação de pensar que por ocupar cargos altos somos mais santos e importantes que os outros é grande. Os cargos - em todo o lugar, mas principalmente na Igreja - são serviço, são de trabalho, são de estar com um sorriso na cara e de portas abertas para os outros. 

Hoje disse o meu professor: «Os nossos irmãos judeus não aceitaram Jesus como Messias porque, na sua concepção de Messias, não cabia um Jesus pobre, humilde e voltado para o serviço. Para eles, o Messias tem de ser majestoso, cheio de glória». Pois assim é Jesus, o nosso Messias, um homem do serviço e da ajuda, 

Que este Deus que nos segura pela mão em todos os momentos da nossa vida, venha em nosso auxílio e que nós, aprendendo de Jesus, saibamos ser humildes em tudo o que fizermos, mesmo que isso traga prestígio e destaque. Podemos fazer disso a nossa vã glória, ou podemos fazer disso a nossa vida, com humildade, Peçamos ao Senhor esta humildade

Pax Christi.

Comentários