Dias maiores... e algo mais!

Meus caros amigos, peço desculpa por não ter escrito nada estes dias, mas o trabalho aperta... fim do semestre, trabalhos, etc... mas bem, Deus nos ajude!

Abre-se, hoje, um período importante: «as férias (dias) maiores» e, assim, entramos em contagem decrescente para o dia de Natal. Estes dias assumem uma característica própria, a liturgia muda em função destes dias e sentimos cada vez mais perto o Natal. Procuremos vivê-los de um modo interior e que essa interioridade se verifique na exterioridade. 

Uma das coisas que marcam estes dias são as denominadas «Antífonas do Ó». Chamam-se assim porque todas começam pelo vocativo «Ó» ou «Oh». 

Dia 17 de Dezembro

Rio Jordão
O Sapientia, quae ex ore Altissimi prodiisti, 
attingens a fine usque ad finem fortiter, 
suaviterque dispones omnia:
veni ad docendum nos viam prudentiae.

Isto é, 

Oh Sabedoria, que bortaste dos lábios do Altíssimo,
abarcando de um ao outro confim, 
ordenando tudo com firmeza e suavidade: 
vem e mostra-nos o caminho da salvação.



Mas também quero partilhar convosco duas situações que me encheram de alegria e que me fizeram pensar. Como já aqui disse várias vezes, faço parte de uma associação que ajuda pessoas carenciadas, nomeadamente sem-abrigo, a João13. 

Estando lá na terça-feira, uma voluntária perguntou a um senhor que lá foi e que é estrangeiro: «Então e o senhor, tem cá família?». Ele olhou, sorriu e disse, em inglês: «Sim, eu tenho. Tu és minha família, vocês são a minha família». 

A outra situação: ontem fui a uma consulta e quando saí do autocarro, três destes nossos amigos vieram ter comigo, porque me reconheceram e aí se recebeu a notícia de que um deles iria começar os tratamentos e melhorar a sua situação de vida.

Duas situações que, sem dúvida, nos dizem muito. Por um lado é bonito saber que se sentem bem connosco e, mais como família; por outro lado é bom saber que, através de nós, há pessoas que se sentem impulsionadas a mudar de vida. 

Por fim, lembrar que o Papa Francisco cumpre, hoje, 79 anos de vida. Que as nossas orações pelo Santo Padre sejam dirigidas ao Pai, para que lhe dê força e coragem para continuar esta difícil tarefa de pastorear o Povo de Deus. Que o Senhor o abençoe!



Pax Christi.

Comentários