Imaculada Conceição

Sabemos da história que esta Solenidade da Imaculada Conceição esteve envolta em polémicas entre Dominicanos e Franciscanos, mas não vou entrar por aqui. 

Também se sabe que, em Portugal teve uma especial devoção por causa da entrega da coroa real, pelo Rei D. João, à Imaculada Conceição de Vila Viçosa. Mas também não entrarei por aqui... 

A mim importa dar a conhecer o sentido desta solenidade, no contexto do tempo litúrgico do Advento.

Hoje o Evangelho é o relato da anunciação do Anjo a Nossa Senhora, a Mãe de Cristo.

Maria entra, assim, na nossa caminhada de Advento como a mulher humilde e do «Fiat» (não a marca de automóveis, mas o Faça-se!). A vontade de Deus foi que ela fosse a Mãe do Senhor, Mas ela é a mediadora da graça, aquela que foi concebida santa e imaculada.

Ela é uma das figuras principais do nosso Advento, pois é por Ela que veio ao Mundo o nosso Salvador. Que saibamos, como ela, dizer o nosso «Fiat» a Deus, isto é, saibamos dizer o nosso 'SIM'.

Mas hoje, na Igreja, tem lugar outro acontecimento importantíssimo: começa o Jubileu da Misericórdia. O Papa Francisco, há um ano, convocou o Jubileu da Misericórdia através da Bula «Misericordiae Vultus», isto é, «O rosto da Misericórdia».

Hoje, ao pequeno almoço, falava-se da origem do termo e dizia-se que a Misericórdia é ter o coração perto dos miseráveis, perto daqueles que sofrem, perto daqueles que mais necessitam do perdão de Deus,

S. Domingos era um homem movido pela misericórdia e pela compaixão. Saibamos, também nós, imitando as vidas dos santos, o exemplo da Virgem Maria e cumprindo a vontade do Senhor ser misericordiosos como o nosso Pai do Céu é misericordioso.

A todas as Conceições, as maiores felicidades...

Bom dia e bom feriado!

Comentários