Consagrados ao Senhor...

Acabamos de celebrar a Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Nossa Senhora. Uma festa cristológica, mas ao mesmo tempo mariana. 

Jesus é consagrado ao Senhor, pelo rito judaico da apresentação do filho varão em sinal de agradecimento pelo dom que Deus lhe concedeu por ter tido um filho. Uma festa antiga, também, marcada pelo rito da circuncisão. 

Mas fora estas explicações históricas, celebrar esta festa é celebrar a nossa própria consagração. De um modo particular, aqueles que se consagram ao serviço do Evangelho e da Igreja de Cristo. Ou como dizia Jeremias no relato da vocação que escutamos no Domingo passado: 

«Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta entre as nações. 
Cinge os teus rins e levanta-te, para ires dizer tudo o que Eu te ordenar. Não temas diante deles, senão serei Eu que te farei temer a sua presença. 
Hoje mesmo faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e dos seus chefes, diante dos sacerdotes e do povo da terra. 
Eles combaterão contra ti, mas não poderão vencer-te, porque Eu estou contigo para te salvar».

Isto dá que pensar, não para irmos pela via de Calvino, com a tese da predestinação, mas para perceber que o Senhor nos consagra, é Ele quem nos chama à vida, quem nos ama primeiro, mesmo antes de entendermos a Sua presença.

Confesso que, hoje, foi um dia particularmente difícil. Esta tarde, reservei a primeira parte da tarde para a minha reflexão pessoal. Neste tempo fui às origens, fui ao encontro amor-primeiro, àquele momento em que nos sentimos chamados e isso traz as memórias, as boas e as menos boas (não gosto de dizer más, porque até essas vividas junto do Senhor, são boas!). Faz bem voltar às origens, nem que seja para ver o caminho que já percorremos juntos com o Senhor...

Desejo, por isso, um feliz dia do Consagrado, embora já no fim. Que o Senhor acompanhe sempre com a sua bênção as pessoas vocacionadas, principalmente à vida dominicana.

Pax Christi.

Comentários