Lectio Divina - Como fazer?

Muita gente me tem enviado e-mails, os quais agradeço, a perguntar como se pode meditar na Palavra de Deus. Aqui escrevo a resposta:

Há vários modos de fazer uma leitura orante da Palavra de Deus, mas o modo mais conhecido é o da Lectio Divina (a partir daqui LD). A LD começou por ser praticada nos Mosteiros, mas já antes os primeiros cristãos gostavam de repetir uma ou outra frase que tinham ouvido na Pregação do Domingo. 

Assim sendo, este método é dos mais conhecidos métodos e que, depois do Concílio Vaticano II passou a ser, não só dos frades, monges e monjas, mas de todo o povo cristão que queira meditar nas Sagradas Escrituras. 

A LD é uma espécie de escada espiritual em construção, porque é a própria pessoa que a constrói e que a dinamiza. É um itinerário espiritual e pessoal, mas que também pode ser realizado em grupos pequenos. 

O Papa Bento XVI, numa audiência, em 2005, disse:
“Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que na leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.

A LD pode ser feita em vários períodos. Eu, geralmente, no Tempo Comum faço durante uma semana, tendo por base o Evangelho do Domingo seguinte; nos Tempos fortes (Advento, Natal, Quaresma e Páscoa) faço diariamente com os textos da liturgia do dia. É uma opção, entre as muitas existentes!

Na tradição dominicana, diz-se que São Domingos também meditava constantemente na Palavra de Deus e, por isso, quando ia pregar às heresias, levava sempre consigo uma cópia do Evangelho de São Mateus e das Cartas de Paulo e que exortava os irmãos a meditarem constantemente na Palavra de Deus. 

Assim sendo, a LD é constituída por passos, vejamos:
São Domingos em contemplação.
 Pintura do Beato Fr'Angélico

  1. (Invocatio) Invocação ao Espírito Santo, para que guie esta leitura orante.
  2. Lectio (Leitura): Ler calmamente a passagem escolhida (as regras de leitura aqui aplicam-se, claramente; respeitar as vírgulas e os pontos finais); quem quiser pode ler mais que uma vez o trecho bíblico, sempre com calma e profundidade, procurando identificar bem os personagens, os ambientes, os cenários, etc...
  3. Meditatio (Meditação): Depois desta leitura atenta e pausada, procura-se que essa Palavra faça sentido, hoje. Então pergunto: Que diz o texto? Que me diz a mim, pessoalmente?
  4. Oratio (Oração): Depois de analisar o texto e compaginando com a nossa vida, faço silêncio interior para que eu possa falar com o Senhor, pela oração silenciosa! 
  5. Contemplatio (Contemplação): A contemplação leva ao compromisso. Depois de rezar ao Senhor, o que posso fazer para pôr em prática isto que acabo de ler?
  6. Actio (Acção): É fruto deste nosso compromisso silencioso com Deus, que vê no oculto. 
  7. Gratias (Agradecimento): Por fim, agradeço a Deus a Sua presença e a sua proximidade neste tempo de oração e que me ajude a levar a bom termo o compromisso que fiz!
Este é o itinerário que faço na meditação da Palavra de Deus. Aparte disto, escrevo tudo num pequeno caderno para mais tarde recordar um ou outro texto. Seria um bom exercício para a Quaresma, principalmente para aqueles que não podem participar diariamente na Eucaristia. 

É esta, então, a minha resposta aos que me escrevem. Continuem a fazê-lo para que eu possa ajudar, naquilo que souber e puder!

Boa Lectio Divina!

Pax Christi!

Comentários