Há tempo para tudo...

"Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu.

Tempo de nascer,
e tempo de morrer;
tempo de plantar,
e tempo de colher a planta.

Tempo de matar,
e tempo de sarar;
tempo de destruir,
e tempo de construir.

Tempo de chorar,
e tempo de rir;
tempo de gemer,
e tempo de dançar.

Tempo de atirar pedras,
e tempo de as juntar;
tempo de abraçar,
e tempo de se separar.

Tempo de buscar,
e tempo de perder;
tempo de guardar,
e tempo de deitar fora.

Tempo de rasgar,
e tempo de costurar;
tempo de calar,
e tempo de falar.

Tempo de amar,
e tempo de odiar;
tempo de guerra,
e tempo de paz".

Este trecho do Livro de Coelet dá-me uma nova maneira de entender a minha forma de estar no mundo e de viver o meu tempo neste mundo.
Acredito que, maior parte das vezes, em que as pessoas dizem não ter tempo para estar ou brincar com os filhos, para privarem com alguém que se cruza inesperadamente, não estão a falar a sério! Há tempo para tudo, tempo para todos. 
Ainda hoje, para além daquela agenda carregada de encontros, tive tempo para parar antes do jantar e ir cumprimentar uma senhora da paróquia que se encontra doente, tempo para escrever 5 cartas: uma para as monjas dominicanas de Fátima, outra para duas senhoras que estão internadas longe e outras duas a sacerdotes amigos...
Há um autor alemão de que gosto muito (não, não é Ratzinger! Pelo menos agora!), que tem um livro que fala precisamente do tempo, da sua quantidade e qualidade! Este livro, bem como este texto bíblico, são muito recorrentes às minhas leituras...falo do livro "AO RITMO DO TEMPO DOS MONGES", do Abade Benditino Anselm Grün.
Quando me preparo para a fase de exames ou qualquer outro acontecimento mais importante gosto de os reler. Dão-me ânimo e força para organizar o meu tempo e aproveitar todos os momentos! 
Acabei de o reler - lê-se maravilhosamente bem e rápido - e já revitalizei as minhas forças para o tempo de Noviciado que se aproxima!
É já na próxima segunda-feira que estarei em Espanha pronto para o iniciar...!

Há tempo para tudo desde que nos apercebamos que não somos 'donos' nem 'servos', mas administradores deste dom do tempo que Deus nos dá. E, como diz o Evangelho: 'recebestes de graça, dai de graça'! É isto mesmo... Administramos este tempo para o serviço, para os outros. Por vezes bastam 5 min para deixar alguém mais feliz... Se assim for, já valeu a pena!

Quem tiver tempo para ler este livrinho, aconselho a que o faça! Valerá a pena...

Pax Christi!

Comentários