Ser desprezado...

Evangelho segundo S. Mateus 13,54-58. 

Naquele tempo, Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga , de tal modo que todos se enchiam de assombro e diziam: «De onde lhe vem esta sabedoria e o poder de fazer milagres?
Não é Ele o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
Suas irmãs não estão todas entre nós? De onde lhe vem, pois, tudo isto?»
E estavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa.»
E não fez ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquela gente.


Ás vezes quando me perguntam porque é que um neo-sacerdote não pode ficar na sua terra de origem eu costumo responder com este trecho evangélico. E acho que é acertado, contudo não sei se há alguma definição no CDC que o impeça!

O que é, então, o desprezo!?

Na minha vida já encontrei vários gestos de desprezo: o deixar de se falar por causa de uma herança; o ignorar a presença de alguém porque não pensa da mesma maneira que nós; por de lado alguém só por causa do seu aspecto... Enfim! Poderia continuar...!

Na minha terra, usa-se muito a expressão: deitar ao desprezo!
Usa-se para não dar importância ao que é vão, ao que não vale a pena

O desprezo é, então, o lugar da não aceitação, da não conformação de que todos somos diferentes! Como não somos iguais, desprezamos quem é diferente!!! O desprezo provém do confronto com a verdade e com a realidade!

Portanto, mais vale ser desprezado e ser verdadeiro, do que ser amado e viver na 'falsidade'...

Também isto é ser coerente!!!

Pax!

Comentários