Repreender!? Não! Corrige fraternalmente...
Desentendimentos, na nossa vida, é o que não falta... É ou não é verdade!?
Errar é humano assim como perdoar também é! Embora seja um dom de Deus, o perdão faz parte das nossas capacidades humanas. Quantas vezes Jesus disse, no seu tempo, àqueles que O escutavam?
'Perdoai e sereis perdoados', 'Não digo 70 vezes, mas 70×7!', etc...
Mas bem, desentendimentos todos temos, todos sofremos! Mas Jesus dá-nos uma opção: reconciliar-se, perdoar, corrigir! Fala-se de CORRECÇÃO FRATERNA, não de repreensão ou castigo!
Vejamos o Evangelho de hoje:
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano."
Lembro-me de uma vez, ainda no Seminário Menor, ter um desentendimento com um formador por causa disto! Depois de me ter dado uma valente reprimenda por causa de uma lareira em frente a todos os colegas, alegou ser correcção fraterna! Então eu, pegando na Bíblia li esta passagem... Já estão a imaginar a cara com que ficou! Mas ficamos amigos e reconciliados, fiquem tranquilos!!!
'Abraço', de Laura Nehr |
O que Jesus diz no Seu Evangelho é claro:
- Ir ter com o irmão
- Repreender com motivo e a sós
- Ganhar o irmão*
- Tomar consigo duas testemunhas
- Voltar a chamar à razão
- Comunicar o caso à Igreja (comunidade)
Se assim fizermos, viveremos tranquilos e em paz!
Perdoai-vos, reconciliai-vos, amai-vos...!
Pax!
Comentários
Enviar um comentário