Seremos nós o alimento?

«Dai-lhe vós mesmos de comer!»

Do Evangelho deste XVIII há algumas atitudes a retirar...
  • Retirar-se para o deserto
  • Compaixão
  • Preocupação
  • Dar o alimento
  • Doar a vida
Mais do que a multiplicacão dos pães e dos peixes, estas atitudes são cruciais na vida de Jesus!

Retirar-se para o deserto. Quantas vezes nós, perante uma situação de perigo ou de desconforto, nos queremos afastar da vida, estar um momento a sós... 
Ao saber que o seu primo tinha sido morto, Jesus teve a necessidade de se retirar para o deserto, estara sós, orar ao Pai! 
É um exemplo porque, na nossa vida, perante as adversidades, nos devemos retirar, pensar, orar e depois agir! Deste modo, podemos evitar tantos problemas...

Compaixão. Jesus é o grande modelo da compaixão! Ele compadece-se de quem sofre... Os doentes, os pecadores, todos aqueles que vivem atormentados. 
Quanta falta de compaixão há no Mundo!!! Já repararam que somos capazes de estar a ver o telejornal, a ver a desgraça na faixa de Gaza, a quantidade de mortos e continuarmos impávidos e serenos!? Ou então: capazes de jantar a ver os mortos!!!
Eu, simplesmente, não consigo!!! Mas dá que pensar...

Preocupação. Vendo que o dia estava a declinar, Jesus preocupa-se com aquela multidão que o seguia! Preocupou-se com o facto de não terem comido alimento temporal... Digo temporal, porque Jesus já lhes tinha dado o espiritual que era Ele mesmo! Será que nos preocupamos, com verdade, com os irmãos que sofrem?? Estamos atentos às necessidades do nosso próximo?

Dar o alimento. Os discípulos tão preocupados com a quantidade da multidão que seguia Jesus... Seria isso importante!? 
'Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes'. Quando leio este versículo lembro-me de um outro que diz: 'Homens de pouca fé...'!
O mais importante era estarem ali todos, na confiança de que o próprio Deus providenciaria todo o alimento necessario. Vejamos o caso de Abraão, no qual Deus providenciou o bezerro para o sacrifício; o caso do povo de Israel, no qual Deus ,andou o Maná para lhes saciar a fome...
No caso do Evangelho, Deus enviou o Seu próprio filho para saciar aquela fomo... Era uma fome e sede do Deus vivo, dos ensinamentos de Jesus, da Sua Palavra!!!

Doar a vida. Jesus quando diz, no versículo 16 do trecho evangélico, "Dai-lhes vós mesmos de comer" que dizer, sede vós o alimento desta gente, desta gente que tem fome espiritual, fome de exemplo que só vós podeis ser. Mais que o pão, eles precisam da Palavra! 
A nossa sociedade é igual!.. Que procuram na Igreja!? Alimento para as suas almas!
O agora Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, uma vez disse-me numa das viagens para a UCP do Porto: 'As pessoas, por vezes, vêm ao nosso encontro por causa de um Baptismo, de um Casamento, de umas Bodas...à procura dos serviços! Eu costumo dizer que a Igreja só pode oferecer uma única coisa: Jesus Cristo!'
Sim, nós só podemos dar uma coisa que é este próprio Jesus vivo no meio de nós... 

Doar a vida significa partilhar os dons que Deus nos dá com aqueles que precisam... 
Doar a vida significa pregar a Palavra, até com o modo de viver...
Doar a vida significar dar-se sem medidas e a todos...

Seremos nós o alimento!?
Também nós podemos ser alimento de muitos irmãos...

Doemos a vida, sejamos alimento... 

Pax!



Comentários