Insitência!

Lectio - Evangelho do Domingo XX do Tempo Comum

«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!»

Meditatio

Sabemos bem que, por vezes, não sabemos o que pedir nas nossas orações. Pedimos saúde, dinheiro, amor, felicidade!...
Também é necessário pedir tais coisas, mas será o mais importante!?
As palavras da mulher cananeia são um exemplo: "Jesus, Filho de David, tem compaixão de mim!". Somos pecadores, por causa do pecado sofremos, por causa deste pecado é que não conseguimos ser verdadeiramente felizes.
Reconhecer a nossa condição de pecadores é o primeiro passo para termos a felicidade. 
Quantas vezes, também nós, somos como os discípulos...? Pedimos misericórdia, mas não temos paciência para ter compaixão daqueles que nos rodeiam diariamente! Temos medo do escândalo, queremos passar despercebidos e ignoramos o irmão, ignoramos as injustiças, as lutas dos outros... É preciso não ter medo do escândalo, por maior escândalo é quando nos calamos e não nos abrimos ao sofrimento, deixando de lado a passagem que diz: 'Rir com os que riem; chorar com os que choram'.
Um segundo pensamento é a não exclusividade! Nós não somos detentores da fé, ela é um dom, é uma dádiva... Quantas vezes corremos na tentação de pensarmos que somos o povo escolhido!? Que só nós é que temos direito à vida, às coisas boas!? A vida é para todos, sejamos nós judeus ou cananeus, portugueses ou chineses. Quantas vezes discriminamos!? Deus vem para todos, como diz São Paulo.
Um outro pensamento é o contentar-se com o pouco. A mulher não pediu o pão dos filhos, pediu apenas as migalhas. E nós!? Contentamo-nos com o pouco que temos, com a nossa vida, com as nossas qualidades e defeitos ou queremos, a todo o custo, ter mais, mesmo que não mereçamos!!! 
A fé constrói-se a partir das migalhas da nossa vida! A partir das migalhinhas é que construímos um pão!!!
Todo o pão é feito num processo delicado e moroso: é preciso juntar os ingredientes, é preciso amassar, é preciso deixar repousar para levedar, é preciso cozer na temperatura certa... Com a fé é a mesma coisa! A fé é um processo, é uma vida, é um caminho pessoal mas de comunhão!!!
Por vezes, é preciso insistir como aquela mulher, é preciso pedir constantemente a misericórdia de Deus para a nossa vida...
Aquela mulher podia calar-se, ir para casa desanimada continuar a sua vida...era mais fácil! Mas, pelo contrário, ela resolveu insistir...
É preciso insistir, não fechar os olhos, não cruzar os braços. É preciso pedir, porque como disse o Senhor numa outra passagem "Se vós , que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará coisas boas àqueles que lhas pedem...". É esta a certeza!!!

Quando penso sobre a insistência, recordo-me de um exemplo da vida da Beata Madre Teresa de Calcutá, que convosco partilho:
Uma vez ela foi, de casa em casa, pedir esmola. Chegou a casa de um homem, bateu e disse-lhe:
- Senhor, ppr favor dê-me uma esmola para tratar os pobres e os doentes!
Ao ver a mão estendida, o homem debruçou-se e cuspiu-lhe na mão.
Ela, fechando a mão e esticando a outra disse-lhe:
- Senhor, muito obrigado! Esta é para mim. Agora, pode dar uma esmola para os pobres?

Apenas um exemplo concreto do que deve ser a insistência e de corAgem!

Oratio

Senhor, ensina-nos a ser insistentes, 
Ensina-nos a não cruzar os braços diante das dificuldades da nossa vida,
Ensina-nos a contentar-nos com o que nos dás, muito ou pouco!
Faz, Senhor Jesus, que não tenhamos medo do escândalo, mas que tenhamos força para defender a verdade e a justiça!
Leveda a nossa fé para que se torne pão que sacia todos quantos connosco se cruzam!!!

Pax!




Comentários