Nada acontece por acaso...

Já é costume, nestas coisas, que as coisas aconteçam por acaso! Será que sim?!
Por ocasião do início do tempo do Postulantado, ou melhor, da admissão ao postulantado, os textos litúrgicos da missa - que não foram escolhidos - foram os dos três jovens na fornalha ardente do livro de Daniel; por acaso éramos três jovens que iniciamos o postulantado na Igreja de Cristo Rei.

Segunda-feira partiremos, para o Noviciado apenas dois e os textos deste Domingo XXII do Tempo Comum - que não foram escolhidos - são também apropriados ao momento, pois convidam a rever o dom da nossa vocação como pessoas consagradas que iremos ser.
São uma boa introdução a esta vida nova, a esta vida de doação plena e total à causa do Evangelho. São alento, são força... 
Como eu me deixei seduzir, convido a que cada um faça o mesmo!
Vejamos:

Oração Colecta
Deus do universo, de quem procede todo o dom perfeito
infundi em nossos corações o amor do vosso nome
e, estreitando a nossa união convosco,
dai vida ao que em nós é bom
e protegei com solicitude esta vida nova.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Na Primeira Leitura escutaremos as tão belas frases do Livro de Jeremias:

«Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir; Vós me do­minastes e vencestes. Em todo o tempo sou objecto de escárnio, toda a gente se ri de mim; porque sempre que falo é para gritar e proclamar: «Violência e ruína!». E a palavra do Senhor tornou-se para mim ocasião permanente de insultos e zombarias. Então eu disse: «Não voltarei a falar n’Ele, não falarei mais em seu nome». Mas havia no meu coração um fogo ardente, comprimido dentro dos meus ossos. Procurava contê-lo, mas não podia.»

No salmo cantaremos:

«A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.»

Na Segunda Leitura ouviremos:

«Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela renovação espiritual da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.»

E o Evangelho remata da seguinte forma:

«Jesus disse então aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida? O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras».

Bonitos textos vocacionais que revelam o mistério da doação da vida pela causa do Evangelho. O Senhor me seduziu, eu fui deixando, muitas vezes incompreendido pela minha decisão, mas ardia qualquer coisa no meu peito que me fazia querer avançar nesta doação plena da vida. Assim, tomando a minha cruz avancei, decidido e pronto, tentando ser um sacrifício agradável a Deus. Embora com falhas e pecados, o Senhor me escolheu, me abençoou e fez de mim um homem novo com uma vida nova: a vida da consagração!

Nada acontece por acaso, mas tudo acontece porque Deus assim o quer...
Não poderiam ter sido melhor escolhidos estes belíssimos textos... 

Pax Christi!

Comentários