«Homem de pouca fé, porque duvidaste?»

«Homem de pouca fé, porque duvidaste?»


Vivemos num mundo de dúvida e de incerteza! Num mundo em que não se fazem compromissos apenas porque há dúvidas: dúvidas nos negócios, dúvidas nos amigos, dúvidas na vida social e política...

Por vezes atribuímos a culpa dos jovens se afastarem da Igreja a pessoas externas, mas o problema é mesmo dentro dela e porquê? Porque duvidamos, porque não sabemos onde realmente está o Senhor!...

Na Primeira Leitura deste Domingo o profeta Elias que procurava cumprir o que o Senhor lhe ordenara veio para fora da gruta, observou os fenómenos mas Deus só estava na brisa, naquela ténue e suave brisa!
Quase sempre é assim com Deus! Deus manifesta-se no mais fraco. Deus escolhe homens fracos, pecadores, pobres, para o servir. E nós, apercebemo-nos disso ou continuamos a procurar Deus nos grandes fenómenos? 
É assim que Deus se manifesta, manifesta-se nos fracos! 
O Papa Francisco à pergunta: 'Quem é o Papa Francisco!?', responde: 'Sou um pecador!'.

No Evangelho percebemos a fraqueza dos discípulos. 
Os discípulos fazem o que Jesus lhes manda, porque era o Mestre mas, no seu coração, seguia a dúvida e o medo!
Jesus aparece-lhes a caminhar sobre as águas e o medo apoderou-se deles, chegaram a pensar que era um fantasma. 
Pedro - perdoem-me a expressão - é uma espada de dois gumes: se por um lado é a imagem do discípulo fiel, por outro é a imagem de um homem receoso e com dúvida! Também nós somos assim!!! 
Quis ir ter com ele, percebeu que era o Senhor, contudo, a meio do caminho duvidou...

Na nossa vida, especialmente na minha, é assim...
Dizemos 'sim' decididos, mas a meio do percurso duvidamos, receosos e vem o medo de nos entregarmos completamente!
A dúvida está inerente à vida humana. Duvidamos porque somos humanos. Duvidamos porque pensamos...
Contudo, a dúvida traz separação porque, quando se duvida, afastamo-nos daqueles que acreditam! Não devíamos todos de acreditar!?

Onde está o Senhor na nossa vida!?
Quem nunca caiu na tentação de dizer: 'Onde estás, Senhor, quando isto me aconteceu!?'
Esta semana, devido ao internamento do meu pai, fui várias vezes ao hospital e quando ia percorrendo as enfermarias e falando com algumas pessoas que reconhecia ou que me reconheciam e esta era uma pergunta frequente!!!
Talvez isto aconteça porque não se apercebem onde está realmente Cristo! 
Cristo está no coração de cada um de nós: quando sofremos é Cristo que sofre; quando somos ofendidos, é o próprio Cristo que é ofendido!.. Como diz São Paulo: " É Cristo que vive em mim!"

Senhor,
Ensina-me a não duvidar do teu lugar na minha vida;
Ensina-me a não ter medo da Tua presença;
Ensina-me a descobrir-te no mais pobre, naquele que sofre;
Ensina-me a confessar-Te com a minha vida!

Pax!



Comentários