Exigente, mas vale a pena...


«Quem puser as mãos no arado e olhar para trás, 
não pode ser meu discípulo»

O trecho do Evangelho que hoje escutaremos, na Missa, é mais um relato de vocação e das exigências que essa vocação traz. Não optamos, quando queremos ser discípulos, por uma vida fácil, por uma vida regalada, mas por uma vida exigente que requer de nós esforço e confiança. 

O termo 'digno' e 'dignidade' aparece sempre ligado aos relatos de vocação e de chamamento, no qual Jesus explica as exigência que tem a vocação e o seu chamamento. A verdade é que, mesmo que optemos por uma vida entregue ao Evangelho, não deixamos de ser dignos, isto é, não perdemos a dignidade. Pelo contrário... ganhamos a dignidade de sermos chamados amigos de Cristo («Já não vos chamo servos, mas amigos»).

Por isso, todo aquele que se sente chamado deveria ler, em vez dos relatos do bom pastor e do chamamento que são relatos românticos da vocação, mas deveria meditar sobre os textos sobre a vocação e eu destaco alguns deles que me parecem importantes: Lucas 9,18-24, Lucas 14, 25-33, Lucas 9, 57-62 e Mateus 10, 1-42.

Estes devem ser os relatos que lemos quando nos sentimos vocacionados, pois são eles as exigências que Jesus faz aos seus discípulos e a todos aqueles e aquelas que o querem seguir de mais perto. Porém, são válidos para todos os cristãos...

Seguir Jesus é exigente, traz consequências, dificuldades, tristezas, esforço pessoal, mas... vale a pena!

Confiemos n'Ele, sigamos o Mestre porque, apesar das exigências, vale a pena!!! Nunca esquecer o que alguém disse, certa vez: «Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos», ou então, «a cruz pode ser pesada, mas o Senhor só nos dá aquilo que podemos suportar».

Já te fizeste a pergunta? 
Já ouviste o apelo ao seguimento? 
Não tenhas medo... não caminhas sozinho!!!

Bom domingo.

Comentários