Seguindo as pegadas...

A Ordem Dominicana teve início, oficialmente, há 800 anos... muitos anos, mesmo!

Este ano celebramos o Jubileu da Ordem dos Pregadores que é uma oportunidade, não só para recordarmos esta data, mas para irmos às fontes. O ir às fontes é, também, um renovar-se continuamente...

São Domingos a pregar aos cátaros

Neste sentido, eu e mais um frei estudante iremos começar, amanhã, em Madrid, uma peregrinação jubilar, juntamente com mais 84 estudantes dominicanos de todo o Mundo. Contamos com a presença do Mestre da Ordem, fr. Bruno Cadoré.

Nesta viagem iremos desde Madrid a Caleruega (onde nasceu N.P.São Domingos), depois sul da França (onde pregou aos cátaros), seguindo para Roma (onde estaremos numa audiência com o Papa Francisco) e terminaremos em Bolonha (onde está sepultado). Dezassete dias seguindo as pisadas deste grande santo e aproximando-nos aos primórdios da Ordem para podermos descobrir, hoje, novas formas para levar a cabo a missão da Ordem: pregar o Evangelho!

Farei um pequeno diário de viagem, espero ir podendo publicar, a cada dia, esse diário, com dois intuitos: que o leitor saiba por onde andou S. Domingos e para que se conheça um pouco mais da Ordem dos Pregadores.

Peço, humildemente, as vossas orações por todos quantos participaremos nessa peregrinação para que, seguindo as pegadas de São Domingos, possamos aproximar-nos, cada vez mais, ao ideal da vida dominicana. 

Até breve...

Comentários