Mensagens de Deus

Prometi-me a mim mesmo que amanhã avançarei na nossa leitura rezada e meditada de Job e hoje à tarde já estive a trabalhar um pouco nisso. Fica prometido...


Mas, acabo de chegar de uma Vigília de Quaresma, numa paróquia de Lisboa e quero partilhar convosco a minha alegria e a minha plenitude terminada esta vigília. 

Foi uma oração simples marcada pelo bom canto e momentos bíblicos e meditações. Mas foi com um cântico que me emocionei e cheguei mesmo a verter umas lágrimas. O dom das lágrimas é uma coisa boa, ajuda-nos a limpar o olhar e a ver melhor... São Domingos - conta-se - rezava no meio de grandes prantos. Bem, o meu não foi um pranto... 

A emoção da vida, das coisas boas e menos boas, a carga diária, os sucessos e os fracassos, os encontros e desencontros têm que nos causar lágrimas, porque nos saem de dentro, ajudam-nos... eu acredito assim!

Mas esta vigília foi cheia de sinais e de mensagens de Deus. A meio da vigília fomos convidados a escrever e a pedir algo ou a comprometer com algo e, depois, recebíamos uma frase bíblica que, segundo aquele que presidia, encaixaria na nossa vida... e assim foi!!!

«O Senhor é a minha força e o meu escudo, 
é n'Ele que o meu coração confia»
Sl. 28, 7

Mas, para além desta frase que colou à minha vida, recebi mais uma 'mensagem' - e não, não foi uma visão divina, uma teofania, uma mensagem sobrenatural -, mas a luz terna, suave que luz no meio da noite, isto é, Cristo é que nos guia e orienta e não há que ter medo quando temos a mão de Deus no nosso ombro. 

Quando ouvi este cântico, lembrei-me de um retiro que fiz em Sobrado dos Monxes (dos monges trapistas na Galiza) e daquela luz que apenas iluminava o importante e como iluminava aquela noite de oração e aquelas vigílias. É a Luz suave e terna, cheia da ternura de Deus...

Aqui deixo o texto do hino atribuído ao Cardeal Newman e o vídeo com o mesmo hino cantado:

Luz terna, suave, no meio da noite, 
leva-me mais longe…
Não tenho aqui morada permanente: 
Leva-me mais longe…

Que importa se é tão longe, para mim, 
A praia onde tenho de chegar,
Se sobre mim levar, constantemente, 
Poisada a clara luz do teu olhar?

Nem sempre Te pedi como hoje peço 
Para seres a luz que me ilumina;
Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso 
Na plenitude da tua luz divina.

Esquece os meus passos mal andados,  
Meu desamor perdoa e meu pecado.
Eu sei que vai raiar a madrugada 
E não me deixarás abandonado.

Se Tu me dás a mão, não terei medo, 
Meus passos serão firmes no andar.
Luz terna, suave, leva-me mais longe: 
Basta-me um passo para a Ti chegar.

Boa noite e bom descanso...

Comentários